Cada Ser Humano é um Universo de Vida

08-10-2012 10:01
«Dá-me uma mão a mim e a outra a tudo o que existe» Alberto Caeiro
 
 
Queridos e queridas. Pessoas boas e lindas.
 
Amanhã, sexta-feira, é feriado mas vamos ter a nossa deslumbrante, maravilhosa e intensa aula de Biodanza.
 
Na Biodanza não precisamos de saber dançar nem vamos aprender a dançar. Vamos reaprender a viver a partir do nosso coração, do nosso afeto, da nossa capacidade de Amar.
 
Amar o outro perante a sua diferença buscando os pontos onde nos ligamos e deixamos de ser EU e TU e passamos a ser um NÓS mais abranjente, mais forte e consistente.
Existe algo em nós, inconsciente que nos liga a todos, a toda a humanidade.

Esse inconsciente primordial, coletivo, que nós vemos a cada dia em gestos arquetípicos, muitas vezes representados na pintura, nas esculturas, e mesmo no cinema e no teatro.

Esses gestos primordiais, que foram passadas de geração em geração até aos dias de hoje, incorporam em cada ser humano a memória intemporal da história da humanidade.

Como dançamos tudo isso em Biodanza e qual o objetivo?

A dança, em Biodanza é uma dança expressiva em que o objetivo é expressar todo o nosso potencial como indivíduos, mas também como membros da espécie humana.
 
Como indivíduo, mas também como membro da espécie, dançar uma posição geratriz é atualizar, em cada um de nós, os potenciais humanos.

Podemos dançar e potenciar a capacidade de entrarmos em contato connosco, com o que de mais íntimo e de melhor temos, assim como dançar e estimular a nossa capacidade de nos ligarmos aos outros, ao todo, ao cosmos, à totalidade.

O fio condutor da Biodanza é a afetividade.
 
Quando aprofundamos os vínculos afetivos connosco e com os outros seres humanos, estamos também a aprofundar os vínculos com a Vida no seu todo.
 
Cada ser humano é um universo e contém e si a história do Universo. Os nossos constituintes minerais básicos foram, literalmente, forjados nas estrelas.
 
Poderíamos dizer que somos filhos e filhas das estrelas. Dançamos juntos evocando e celebrando esta herança cósmica.
 
E nós, filhos das estrelas, ao dançarmos juntos na nossa roda, formamos a galáxia da amizade, da partilha, da alegria.
 
Até amanhã, queridos seres humanos. Queridas estrelas de Vida vibrante.
 
Estaremos aqui para vos receber, com alegria, amizade e muito entusiasmo.
 
Vamos dançar no feriado !
 
Abraços brilhantes como Sóis de Alegria.
 
Álvaro e Vasco