Biodanza no Ensino Superior - Pós-Graduação em Educação Biocêntrica (A Vida no Centro)

10-09-2012 17:18

 

Os princípios e as metodologias da Biodanza integradas no plano curricular da Escola Superior de Educação Almeida Garret

 

Apresentação do Curso

 

Educar é favorecer o desenvolvimento global do ser humano na sua capacidade de vincular-se com outras pessoas e de ser feliz. Na escola também se aprende a viver, a socializar conhecimentos e gerar vivencias que expressam a afetividade.

 

O curso de pós-graduação em Educação Biocêntrica propõe-se capacitar os profissionais a construírem um currículo com abordagem Biocêntrica, ou seja, restabelecendo a conexão com a vida e encontrar através da vivência pautas internas para viver. Aprendizagem Vivencial é a proposta deste modelo, em que se integra a totalidade do ser no seu processo de aprendizagem, evitando assim dissociações entre o pensar, o sentir e o agir. Procura-se através deste modelo educativo atuar numa perspetiva preventiva, estimulando o núcleo afetivo da aprendizagem.

 

A metodologia da Educação Biocêntrica é a vivência, através da música, o movimento e o encontro em grupo, que permitem desenvolver os potenciais humanos de vitalidade, prazer, criatividade, afetividade e transcendência.

 

Objetivos

O curso visa permitir que os formandos sejam capazes de:

Compreender a intervenção dos profissionais no âmbito da promoção da educação integrada à aprendizagem vivencial no desenvolvimento pleno do ser humano;

Compreender a importância do corpo no processo educativo;

Desenvolver competências no domínio da metodologia vivencial que possibilite o desenvolvimento dos potenciais humanos;

Desenvolver competências pessoais e profissionais que permitam integrar a aprendizagem vivencial numa perspetiva Biocêntrica no seu quotidiano;

O principal objetivo do curso de pós graduação em educação Biocêntrica é capacitar profissionais a abordarem a educação numa ótica Biocêntrica, o que significa restabelecer a conexão com a vida e o desenvolvimento de pautas internas para viver, utilizando como estratégia metodológica a vivência.

 

Destinatários

O curso destina-se a professores, educadores, psicólogos, terapeutas, licenciados em ciências sociais e humanas, facilitadores de Biodanza e licenciados com curriculum relevante na área.

Link : http://www.eseag.pt/index.php/ensino/posgraduacao/431-pos-graduacao-em-educacao-biocentrica